sexta-feira, 1 de junho de 2012

UFC 146: Cigano e Glover salvam os brasileiros


Amigos do Esporte, no último fim de semana tivemos o UFC 146 com a defesa do título dos pesados de Júnior Cigano diante do americano Frank Mir. Foi mais uma noite de grandes decepções para os brasileiros, com a derrota de 3 grandes promessas. Vamos aos principais fatos:

Card Preliminar:
No card preliminar, destaque para a boa vitória do brasileiro Glover Teixeira em sua estréia no UFC. Invicto há 5 anos, Glover é uma das grandes esperanças brasileiras e sofreu com um problema no visto americano, que o impediu de lutar no UFC por 2 anos. Dominando completamente o octógono, o brasileiro fez o que quis na luta contra Kyle Kingsbury e finalizou com um belo triângulo. Com a contusão divulgada hoje de Thiago Silva, Glover aparece como principal nome para encarar Maurício Shogun no UFC 149.

Depois da alegria, as decepções: Edson Barboza contou com a torcida do público, mas não conseguiu repetir a perfomance da sua última luta(o nocaute espetacular com chute giratório), foi completamente dominado pelo ex-campeão do WEC Jamie Varner e acabou nocauteado ainda no primeiro round. Outra decepção foi a estréia de Diego Brandão, que atropelou todo mundo no TUF dos EUA, mas mostrou muita fragilidade na luta de chão e apesar de ter vencido o primeiro round e ter demonstrado golpes bonitos e certeiros, acabou perdendo os dois rounds seguintes e os juízes deram vitória unânime para Darren Elkins.

Card Principal
O fato inédito do Card Principal contar somente com pesos pesados era uma promessa de lutas rápidas e uitos nocautes. E tudo isso foi cumprido na hora que os lutadores entraram no octógono. Nenhuma luta foi pra decisão dos juízes, foram 4 nocautes e 1 finalização, 3 lutas encerradas no primeiro round e 2 no segundo. Um verdadeiro show.

Já na primeira luta pudemos observar toda a habilidade do gigante holandês Stefan Struve. O lutador mais alto do UFC mostrou que está com o jiu-jitsu em dia, apostando numa arriscada derrubada na guarda para depois finalizar Lavar Johnson ainda no primeiro round com uma chave de braço que lhe rendeu o prêmio de finalização da noite. Com mais essa vitória, o holandês vai se firmando com uma das grandes promessas dos pesados e não deve demorar a receber uma chance para desafiar os tops da categoria e quem sabe até chegar a um combate contra Cigano.

N segunda luta tivemos um duelo bem aberto entre Shane del Rosario e Stipe Miocic, com vitória de Miocic por nocaute técnico no segundo round. O lutador de origem croata mantém-se invcto e também desponta como boa surpresa entre os pesados, talvez fosse interessante  um duelo entre ele e Struve.

Na terceira luta o gordinho Roy Nelson jogava a sua vida contra Dave Herman(que substituiu Pézão, promovido para a luta com Cain Velasquez). E Nelson, um dos lutadores mais carismáticos da história do UFC, não decepcionou sua torcida. Com um verdadeiro "pombo sem asa", deixou Herman sentado no chão, faturando o prêmio de nocaute da noite.

A penúltima luta da noite foi outra decepção para o Brasil. Antonio Pezão da Silva estreou muito mal no UFC. Desatento no começo da luta, Pezão foi derrubado por Cain Velasquez com menos de 10 segundos. O ex-campeão então castigou impiedosamente o brasileiro no ground-and-pound e com uma cotovelada abriu uma verdadeira cratera na testa do Pezão, que jorrava sangue. Concordo com muitas pessoas que asistiram a luta e disseram que os médicos deveriam ter interrompido a luta, pois claramente o corte impossibilitava o brasileiro de se defender. Mas os médicos não pararam e Pezão teve que apanhar mais um pouco antes do juiz encerrar a luta por nocaute técnico. Pezão foi desatento, e ser desatento contra o perigosíssimo Velasquez é pedir para apanhar. O brasileiro não conseguiu acertar um golpe sequere a atuação pífia deve mandá-lo bem para o final da fila. Já Velasquz aparece como grande candidato à revanche contra Cigano.

Na luta principal da noite, Cigano defendeu seu título diante do finalizador Frank Mir. Apostando muito na sua velocidade, Cigano na minha opinião ganhou a luta já no primeiro minuto, quando Mir segurou a sua perna, mas não conseguiu derrubá-lo. Júnior ainda tirou onda fazendo um "Não" com o dedo para Mir. Depois dessa tentativa fracassada, Frank ficou muito tímido na luta e foi completamente dominado pelo boxe do brasileiro. E a luta poderia ter acabado já no final do primeiro round, quando Cigano acertou um soco forte e o americano foi cambaleando para a grade, sendo salvo pelo gongo. No segundo round, Júnior manteve a calma e continuou castigando Frank Mir e sempre que o americano caí no chão, ele pedia pro mesmo levantar e continuar a luta em pé. Até que Cigano acertou mais um forte golpe, Mir desabou, o brasileiro bateu um pouco no chão e se levantou, mas ao perceber que Mir havia caído sentado de novo, deu mais um "cascudo" antes do juiz terminar a luta. Vitória tranquila e esperança de mais um longo reinado brasileiro no UFC.

Bom, quanto ao futuro dos lutadores desse UFC 146, como eu disse acima Glover Teixeira é cotado para enfrentar Maurício Shogun. Cain Velasquez surge como grande aposta para revanche contra Cigano. Roy Nelson ganhou sobrevida no UFC, mas como nocauteou rápido deve aparecer como carta na manga de Dana White, caso agum lutador se lesione nos próximos eventos.

Carlos Constancio

Nenhum comentário:

Postar um comentário