Diga: Esporte
Um mundo além do futebol
sexta-feira, 1 de junho de 2012
UFC 146: Cigano e Glover salvam os brasileiros
Amigos do Esporte, no último fim de semana tivemos o UFC 146 com a defesa do título dos pesados de Júnior Cigano diante do americano Frank Mir. Foi mais uma noite de grandes decepções para os brasileiros, com a derrota de 3 grandes promessas. Vamos aos principais fatos:
Card Preliminar:
No card preliminar, destaque para a boa vitória do brasileiro Glover Teixeira em sua estréia no UFC. Invicto há 5 anos, Glover é uma das grandes esperanças brasileiras e sofreu com um problema no visto americano, que o impediu de lutar no UFC por 2 anos. Dominando completamente o octógono, o brasileiro fez o que quis na luta contra Kyle Kingsbury e finalizou com um belo triângulo. Com a contusão divulgada hoje de Thiago Silva, Glover aparece como principal nome para encarar Maurício Shogun no UFC 149.
Depois da alegria, as decepções: Edson Barboza contou com a torcida do público, mas não conseguiu repetir a perfomance da sua última luta(o nocaute espetacular com chute giratório), foi completamente dominado pelo ex-campeão do WEC Jamie Varner e acabou nocauteado ainda no primeiro round. Outra decepção foi a estréia de Diego Brandão, que atropelou todo mundo no TUF dos EUA, mas mostrou muita fragilidade na luta de chão e apesar de ter vencido o primeiro round e ter demonstrado golpes bonitos e certeiros, acabou perdendo os dois rounds seguintes e os juízes deram vitória unânime para Darren Elkins.
Card Principal
O fato inédito do Card Principal contar somente com pesos pesados era uma promessa de lutas rápidas e uitos nocautes. E tudo isso foi cumprido na hora que os lutadores entraram no octógono. Nenhuma luta foi pra decisão dos juízes, foram 4 nocautes e 1 finalização, 3 lutas encerradas no primeiro round e 2 no segundo. Um verdadeiro show.
Já na primeira luta pudemos observar toda a habilidade do gigante holandês Stefan Struve. O lutador mais alto do UFC mostrou que está com o jiu-jitsu em dia, apostando numa arriscada derrubada na guarda para depois finalizar Lavar Johnson ainda no primeiro round com uma chave de braço que lhe rendeu o prêmio de finalização da noite. Com mais essa vitória, o holandês vai se firmando com uma das grandes promessas dos pesados e não deve demorar a receber uma chance para desafiar os tops da categoria e quem sabe até chegar a um combate contra Cigano.
N segunda luta tivemos um duelo bem aberto entre Shane del Rosario e Stipe Miocic, com vitória de Miocic por nocaute técnico no segundo round. O lutador de origem croata mantém-se invcto e também desponta como boa surpresa entre os pesados, talvez fosse interessante um duelo entre ele e Struve.
Na terceira luta o gordinho Roy Nelson jogava a sua vida contra Dave Herman(que substituiu Pézão, promovido para a luta com Cain Velasquez). E Nelson, um dos lutadores mais carismáticos da história do UFC, não decepcionou sua torcida. Com um verdadeiro "pombo sem asa", deixou Herman sentado no chão, faturando o prêmio de nocaute da noite.
A penúltima luta da noite foi outra decepção para o Brasil. Antonio Pezão da Silva estreou muito mal no UFC. Desatento no começo da luta, Pezão foi derrubado por Cain Velasquez com menos de 10 segundos. O ex-campeão então castigou impiedosamente o brasileiro no ground-and-pound e com uma cotovelada abriu uma verdadeira cratera na testa do Pezão, que jorrava sangue. Concordo com muitas pessoas que asistiram a luta e disseram que os médicos deveriam ter interrompido a luta, pois claramente o corte impossibilitava o brasileiro de se defender. Mas os médicos não pararam e Pezão teve que apanhar mais um pouco antes do juiz encerrar a luta por nocaute técnico. Pezão foi desatento, e ser desatento contra o perigosíssimo Velasquez é pedir para apanhar. O brasileiro não conseguiu acertar um golpe sequere a atuação pífia deve mandá-lo bem para o final da fila. Já Velasquz aparece como grande candidato à revanche contra Cigano.
Na luta principal da noite, Cigano defendeu seu título diante do finalizador Frank Mir. Apostando muito na sua velocidade, Cigano na minha opinião ganhou a luta já no primeiro minuto, quando Mir segurou a sua perna, mas não conseguiu derrubá-lo. Júnior ainda tirou onda fazendo um "Não" com o dedo para Mir. Depois dessa tentativa fracassada, Frank ficou muito tímido na luta e foi completamente dominado pelo boxe do brasileiro. E a luta poderia ter acabado já no final do primeiro round, quando Cigano acertou um soco forte e o americano foi cambaleando para a grade, sendo salvo pelo gongo. No segundo round, Júnior manteve a calma e continuou castigando Frank Mir e sempre que o americano caí no chão, ele pedia pro mesmo levantar e continuar a luta em pé. Até que Cigano acertou mais um forte golpe, Mir desabou, o brasileiro bateu um pouco no chão e se levantou, mas ao perceber que Mir havia caído sentado de novo, deu mais um "cascudo" antes do juiz terminar a luta. Vitória tranquila e esperança de mais um longo reinado brasileiro no UFC.
Bom, quanto ao futuro dos lutadores desse UFC 146, como eu disse acima Glover Teixeira é cotado para enfrentar Maurício Shogun. Cain Velasquez surge como grande aposta para revanche contra Cigano. Roy Nelson ganhou sobrevida no UFC, mas como nocauteou rápido deve aparecer como carta na manga de Dana White, caso agum lutador se lesione nos próximos eventos.
Carlos Constancio
sexta-feira, 18 de maio de 2012
Vôlei: Péssimo retorno de Ricardinho e o Brasil perde na estréia da Liga Mundial
Foto: FIVB/Divulgação
Amigos do Esporte, nesta sexta-feira o Brasil estreou na Liga Mundial de Vôlei. Contando com alguns destaques da Superliga, como Wallace e Maurício, o time sentiu falta da experiência de outros jogadores nos momentos decisivos(Giba, Murilo e Leandro Vissotto estão machucados).
Principal referência no quesito experiência, o levantador Ricardinho decepcionou na sua volta à seleção brasileira depois do famoso desentendimento com Bernardinho anos atrás. Sem muita criatividade e apostando pouco nas bolas rápidas pelo meio, Ricardinho foi facilmente anulado pelo alto bloqueio polonês, que venceu os dois primeiros sets ao manter o foco nos pontos decisivos.
Vendo seu time apático em quadra, só Wallace fazia uma boa partida, Bernardinho optou pela entrada do levantador Bruninho no lugar de Ricardinho. E funcionou, o time melhorou bastante e Bruno abusou das jogadas arriscadas, como as viradas de segunda, surpreendendo o bloqueio e a defesa da Polônia. Com Dantes e principalmente Wallace inspirados, o Brasil venceu o 3º e 4º sets, levando a partida para o tie break.
No entanto, quando tudo dava a entender que o Brasil entraria com a moral elevada e conseguiria uma virada histórica sobre os poloneses, o time voltou a abusar dos erros e chegou a estar perdendo por 9 a 3. Com uma boa passagem de Sidão pelo saque, a equipe conseguiu marcar 4 pontos e enconstou em 9 a 7. Mas na reta final, o Brasil parece ter sentido o cansaço da partida e não conseguiu parar o ataque da Polônia que fechou em 15 a 12 e venceu a partida.
Bom, o resultado em si não foi dos piores e o time mostrou grande poder de reação no 3º e 4º sets. Mas ainda procura um equilíbrio ideal e a atuação apagada de Ricardinho, de quem se esperava um espírito de liderança com a ausência de Giba, preocupa. Talvez Bernardinho pudesse pensar em chamar o William, que fez uma Superliga fantástica pelo Cruzeiro e foi decisivo no título da equipe mineira. Esperamos que o Brasil melhore bastante para chegar voando nos jogos de Londres.
Carlos Constancio
segunda-feira, 2 de abril de 2012
Vôlei: Finais da Superliga Feminina e Masculina
Amigos do Esporte, hoje venho
aqui tratar de um assunto inédito no Blog: Vôlei. Pouco comentado nas rodas de
amigos e muitas vezes deixado de lado nas transmissões esportivas, o Vôlei é
atualmente o esporte mais forte do Brasil, principalmente porque nossa seleção de futebol
anda muito mal das pernas. E um bom exemplo do estágio avançado que o vôlei
brasileiro se encontra é o nível das Superligas Feminina e Masculina.
Contando com boa parte dos
atletas e ex-atletas da seleção brasileira e mais alguns bons nomes do
exterior, como o cubano Camejo(Vôlei Futuro) e o tcheco Filip(Vivo/Minas) no
masculino e a líbero americana Stacy Sykora(Vôlei Futuro) no feminino, a
Superliga tem proporcionado duelos empolgantes, principalmente nos playoffs,
com quase todas partidas sendo decididas em 5 sets de muita técnica, garra e
superação.
No feminino um dos finalistas
já está definido: é o sempre favorito Osasco de Jaqueline, Camila Brait,
Adenizia, Thaisa e Tandara, uma verdadeira constelação do vôlei nacional. O
provável adversário é um velho conhecido, o Rio de Janeiro do técnico
Bernardinho que conta com outro belo elenco: liderado por Sheilla e Mari, a
equipe ainda conta com a líbero Fabi, a
jovem Natália e a experiente Fernanda Venturini que retornou às quadras. Correndo
por fora está o Vôlei Futuro de Stacy Sykora, Joicinha, Fernanda Garay e Paula
Pequeno, que conseguiu uma surpreendente vitória no Rio de Janeiro depois de perder em casa e precisa
repetir o feito na próxima sexta para chegar à final.
Na minha opinião, a disputa
deve ficar entre Rio e Osasco mesmo e quem mantiver o controle emocional vai
levar o título, mas com certeza serão partidas muito disputadas. Aposto no Rio
de Janeiro campeão, principalmente pela estrela de Bernardinho e a
tranquilidade de Sheilla, que contrastam com a irregularidade de Jaque e
Tandara no Osasco.
No masculino ainda estamos
nas semi-finais e os confrontos são: Vôlei Futuro x RJX e Cruzeiro x
Vivo/Minas. Na primeira semi, acredito que o Vôlei Futuro passa tranquilamente
pelo surpreendente RJX. Já a segunda semi acredito que vá ser muito mais
disputada, mesmo o Cruzeiro tendo feito a melhor campanha da fase de
classificação, vai ter pela frente um embalado Vivo/Minas que derrubou o
favorito Florianópolis(de Bruninho, Rivaldo e Gustavo) e conta com o talento do
levantador Marcelinho e a boa fase do jovem Lucarelli para decidir o jogo.
Meu palpite é uma final entre
Vôlei Futuro e Vivo/Minas(a experiência de Marcelinho deve ser fundamental
contra o Cruzeiro) e acredito que o Vôlei Futuro seja o campeão, pois conta com o ex-levantador da seleção Ricardinho em ótima fase e os potentes ataques de
Camejo e principalmente Lorena, sempre decisivo.
Carlos "Mickey" Constancio
Marcadores:
Bernardinho,
Camejo,
Jaqueline,
Lorena,
Lucarelli,
Luizomar,
Marcelinho,
Mari,
Osasco,
Paula Pequeno,
Ricardinho,
Sheilla,
Stacy Sykora,
Superliga,
Tandara,
Unilever,
Volei Futuro
domingo, 4 de março de 2012
Strikeforce: Ronda Rousey é a nova campeã do peso galo
Foto: Getty Images
Amigos do Esporte, nesse fim de semana pudemos presenciar uma interessante disputa no Strikeforce. Miesha Tate colocou seu cinturão em jogo contra a medalhista olímpica de judô Ronda Rousey.E, aproveitando sua experiência no judô, Ronda aplicou belas quedas e dominou a luta contra a campeão Miesha, chegando à sua 5 vitória NO PRIMEIRO ROUND em 5 lutas e conquistando o título de campeã do peso galo no Strikeforce com uma bela chave de braço.
O duelo, que foi recheado de provocações(inclusive com uma encarada digna dos campeões do UFC), também reunia duas das principais musas do MMA(junto com a inesquecível Gina Carano, que está na dúvida entre o MMA e a carreira nos filmes de Hollywood) e, até mesmo na beleza, Ronda venceu o duelo na minha opinião. Mas observações masculinas à parte, Ronda desponta como um grande nome do MMA, principalmente pelo seu bom jogo de quedas, herança do judô, mas peca muito ainda na trocação, desferindo golpes muito fracos, incapazes de levar suas adversárias ao nocaute. Acho que se ela desenvolver essa parte poderá se tornar um grande mito do Strikeforce, que hoje é a principal organização do MMA FEMININO, já que no masculino é apenas uma divisão de acesso ao UFC.
Sinceramente, ainda estou à procura de uma lutadora tão completa quanto a brasileira Cris Cyborg, que desferia golpes potentes como ninguém, dominava o ground-and-pound e ainda conhecia bastante do jogo de chão, mas infelizmente foi pega no antidopping e deve ficar afastada por um bom tempo do esporte. Ronda é uma bela mulher, aplica bons golpes de queda, mas ainda me parece muito "crua" no MMA, deixando brechas no seu jogo que permitiram inclusive Miesha inverter algumas posições no solo.
O MMA Feminino ainda está engatinhando, mas já nos proporciona boas emoções...
Carlos "Mickey" Constancio
Segue abaixo a luta:
domingo, 26 de fevereiro de 2012
UFC 144: Boas lutas e um novo campeão
Foto: Al Bello/Zuffa LLC
Amigos do Esporte, na madrugada de sábado pra domingo aqui ocorreu no Japão o UFC 144 Edgard x Henderson. Com bons combates, algumas vitórias do ídolos locais e muitas decepções dos favoritos, presenciamos a queda de um dos grandes campeões do UFC: Edgard fez uma luta burocrática e acabou superado pelo incansável Ben "Smooth" Henderson. Vamos às principais lutas:
Card Preliminar: no Card preliminar, destaque positivo e negativo para dois veteranos japoneses. Primeiro "Kid" Yamamoto até começou bem o duelo com Vaughan Lee, acertando bons golpes e mostrando muita noção de distância, no entanto em um vacilo permitiu que Lee encaixasse uma chave de braço para finalizar a luta, decepcionando os torcedores locais. A compensação veio na luta seguinte, quando o também veterano Takanori Gomi apanhou bastante no primeiro round, mas conseguiu encaixar uma bela sequência de socos no segundo, nocauteando Eiji Mitsuoka e levando seus fãs ao delírio.
Card Principal: O card principal já começou com aquele que seria o nocaute da noite. Anthony Pettis deu show contra o perigoso Joe Lauzon, aplicando um belo nocaute com um chute alto na lateral da cabeça. Lutador de golpes bonitos e pouco ortodoxos, Pettis pediu para disputar o cinturão e deve ganhar uma chance em breve já que é sucesso junto ao público.
Na sequência do card tivemos duas lutas pouco empolgantes. Na primeira delas o bom lutador japonês Hatsu Hioki dominou o polonês Bart Palaszewski, mas perdeu várias oportunidades de finalizar a luta, vencendo por decisão unânime dos jurados. Outra luta bem fraca, e eu já esperava que fosse assim, foi entre o americano Jake Shields(um dos lutadores mais covardes do UFC) e Yoshiro Akiyama. Shields, como já é de costume, amarrou a luta o tempo todo e foi marcando seus pontos para ganhar a luta na decisão dos juízes. Essa categoria dos meio-médios sofre de uma séria carência de lutadores que empolguem a torcida, já que as principais estrelas Jake Shields, Jon Fitch, Carlos Condit e o próprio campeão Georges St-Pierre não tem demonstrado mais do uma estratégia de luta covarde para ganhar por pontos.
Continuando com as lutas, senti uma certa tristeza por Yushin Okami. Ele começou muito bem a luta e dominou os dois primeiros rounds com facilidade, mas no terceiro vacilou e foi nocauteado por uma sequência de gancho do fraco Tim Boestch, uma pena para o lutador da casa. Outro que decepcionou bastante foi Cheick Congo, completamente dominado pelo veterano gordinho Mark Hunt, que atropelou Congo com potentes socos, levando-o à nocaute.
Rampage x Bader
O co-main event da noite trouxe mais uma decepção aos japoneses. Ídolo no Japão por sua bem sucedida passagem pelo Pride, o meio-pesado Quinton "Rampage" Jacksson mostrou total desrespeito à suia história no país ao aparecer completamente fora de forma para luta(ficou 2kg acima do limite na pesagem oficial). Muito lento, Rampage foi presa fácil para Ryan Bader, que controlou a luta em pé e no chão e só teve a vitória ameaçada pelo único momento de lucidez de Rampage, quando aplicou um belo "pilão" em Bader que por milagre não teve nenhuma contusão mais séria ao bater com a cabeça e o braço no chão, ficando apenas atordoado e conseguindo resistir à investida de Rampage. No final, vitória por decisão unânime de Bader que volta a recuperar seu espaço entre os meio-pesados depois da surpreendente derrota para Tito Ortiz. Quanto à Rampage, parece que seu futuro é mesmo nos filmes de Hollywood, já que no UFC ele parece não ter mais motivação para continuar.
Edgar x Henderson
Na luta principal da noite, o campeão Frankie Edgar colocou seu cinturão em jogo contra o ex-campeão do WEC Ben Henderson. Apostando numa estratégia mais segura, para vencer por pontos, Edgar deixou Henderson tomar a iniciativa o tempo todo e partia pra cima sempre no minuto final dos rounds para conseguir algumas quedas e impressionar o juízes. No entanto sua estratégia foi por água abaixo pela precisão de Henderson, que no primeiro round acertou bons socos, machucando o olho esquerdo do campeão, e no segundo round teve seu momento decisivo: Edgar conseguiu uma queda no minuto final, mas quando foi pra cima, levou uma "pedalada" certeira nos rosto que abriu um corte enorme no nariz do campeão. Ben Henderson ainda tentou finalizar a luta após o lance, aproveitando que Edgar estava completamente atordoado, mas o gongo soou e salvou o lutador. Bastante machucado e bastante cansado, Frakie Edgar não conseguiu superar a diferença de altura e deixou que Henderson mantivesse distância e acertasse alguns golpes, suficientes para lhe dar a vitória por decisão unânime e o título dos pesos leves.
Esse UFC foi bem melhor que o 143, mesmo com a decepção por parte de alguns favoritos e a expectativa fica por conta do destino de alguns lutadores. Rampage deve mesmo se aposentar em breve. Frankie Edgar pediu a revanche contra Henderson, mas acredito que seu futuro seja mesmo na categoria dos penas, já que o próprio Dana White externou seu desejo de vê-lo lutando contra José Aldo pelo título da categoria, já que o brasileiro atualmente está sem adversários á altura na categoria. Quanto à Ben Henderson, fica a expectativa quanto a um possível duelo contra Anthony Pettis, no que seria uma revanche da luta épica pelo WEC, quando Pettis aplicou o cinematográfico chute pisando na grade e venceu Henderson na decisão dos juízes*. É esperar as cenas dos próximos capítulos desse esporte fantástico chamado MMA.
*luta entre Pettis e Henderson pelo WEC
Carlos "Mickey" Constancio
sábado, 11 de fevereiro de 2012
MMA: Notícias
Caros, aqui vão algumas notícias do mundo MMA:
Fertitta revela data da luta de Cigano: Um dos donos do UFC, Lorenzo Fertitta afirmou via twitter que o brasileiro campeão dos pesados Júnior Cigano deve defender o cinturão contra Alistair Overeem no dia 26/05 no UFC 146 em Las Vegas.
Tito se aposentará com luta contra Forrest Griffin: Também foi confirmada a luta entre Tito Ortiz e Forrest Griffin, que será a última luta da carreira de Ortiz. os dois lutadores já se enfrentaram 2x com uma vitória para cada lado. Particularmente, eu acho que Tito irá se despedir com derrota do UFC, apesar de não considerar Griffin um grande lutador, o tempo de Ortiz já foi e não acredito que ele possa lutar em alto nível ainda.
Velasquez retorna contra Mir: A última notícia dada por Lorenzo Fertitta foi sobre o embate entre dois grandes nomes dos pesados: Cain Velasquez, que perdeu sua última luta e o título para Cigano, enfrenta o também ex-campeão Frank Mir. Com isso fica a dúvida sobre quem será o próximo adversário do brasileiro Fabrício Werdum(derrotou Roy Nelson no último UFC), já que muitos apostavam num embate entre ele e Frank Mir, dois grandes especialistas na luta de solo.
Inglês estiloso empolga no MMA: Dono de um estilo diferente de luta, o inglês Michael Page chamou a atenção nessa última semana com uma luta empolgante, cheia de provocações e dancinhas à la Anderson Silva e Nick Diaz. Por fim, Paige conseguiu um belo nocaute num chute giratório. Se ele vai ser tornar um grande lutador não sabemos, mas que esbanja estilo e confiança, ninguém pode negar. Segue abaixo o vídeo da luta:
Fertitta revela data da luta de Cigano: Um dos donos do UFC, Lorenzo Fertitta afirmou via twitter que o brasileiro campeão dos pesados Júnior Cigano deve defender o cinturão contra Alistair Overeem no dia 26/05 no UFC 146 em Las Vegas.
Tito se aposentará com luta contra Forrest Griffin: Também foi confirmada a luta entre Tito Ortiz e Forrest Griffin, que será a última luta da carreira de Ortiz. os dois lutadores já se enfrentaram 2x com uma vitória para cada lado. Particularmente, eu acho que Tito irá se despedir com derrota do UFC, apesar de não considerar Griffin um grande lutador, o tempo de Ortiz já foi e não acredito que ele possa lutar em alto nível ainda.
Velasquez retorna contra Mir: A última notícia dada por Lorenzo Fertitta foi sobre o embate entre dois grandes nomes dos pesados: Cain Velasquez, que perdeu sua última luta e o título para Cigano, enfrenta o também ex-campeão Frank Mir. Com isso fica a dúvida sobre quem será o próximo adversário do brasileiro Fabrício Werdum(derrotou Roy Nelson no último UFC), já que muitos apostavam num embate entre ele e Frank Mir, dois grandes especialistas na luta de solo.
Inglês estiloso empolga no MMA: Dono de um estilo diferente de luta, o inglês Michael Page chamou a atenção nessa última semana com uma luta empolgante, cheia de provocações e dancinhas à la Anderson Silva e Nick Diaz. Por fim, Paige conseguiu um belo nocaute num chute giratório. Se ele vai ser tornar um grande lutador não sabemos, mas que esbanja estilo e confiança, ninguém pode negar. Segue abaixo o vídeo da luta:
http://www.youtube.com/watch?v=D8G8yOCBE0w
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
UFC: Nick Diaz: aposentadoria, revanche e doping
Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC/Getty Images
Diante da possibilidade de aposentadoria de um lutador controverso, mas que traz bastante publicidade ao evento, Dana White(o sócio responsável por divulgar o UFC, os outros dois sócios são os irmão Fertita) anunciou que daria à Diaz o direito de revanche e que Condit inclusive já tinha aceito a luta. Com isso Nick Diaz teria a chance de conquistar o título interio e também de conseguir aquilo que mais almeja: um combate contra o verdadeiro campeão Georges St-Pierre.
Parecia tudo resolvido até essa quinta-feira, quando foi anunciada outra bomba: Nick Diaz foi NOVAMENTE pego no exame antidoping do UFC por uso de THC, princípio ativo da maconha. Diaz já havia sido pego pelo excesso da mesma substância em 2007 no Pride e com essa reincidência provavelmente queimou, sem trocadilhos, qualquer chance de continuar lutando em grandes competições de MMA. Até mesmo sua incursão no boxe pode ser impactada, portanto o promisso lutador deve mesmo se restringir a ajudar na carreira do irmão Nate Diaz, que vem de vitória sobre Donald Cerrone no UFC 141 e deve em breve desafiar o campeão dos médios(que será definido no UFC Japão dia 26/02 no combate entre Frank Edgar e Ben Henderson).
Carlos "Mickey" Constancio
Assinar:
Postagens (Atom)




