Foto: Al Bello/Zuffa LLC
Amigos do Esporte, na madrugada de sábado pra domingo aqui ocorreu no Japão o UFC 144 Edgard x Henderson. Com bons combates, algumas vitórias do ídolos locais e muitas decepções dos favoritos, presenciamos a queda de um dos grandes campeões do UFC: Edgard fez uma luta burocrática e acabou superado pelo incansável Ben "Smooth" Henderson. Vamos às principais lutas:
Card Preliminar: no Card preliminar, destaque positivo e negativo para dois veteranos japoneses. Primeiro "Kid" Yamamoto até começou bem o duelo com Vaughan Lee, acertando bons golpes e mostrando muita noção de distância, no entanto em um vacilo permitiu que Lee encaixasse uma chave de braço para finalizar a luta, decepcionando os torcedores locais. A compensação veio na luta seguinte, quando o também veterano Takanori Gomi apanhou bastante no primeiro round, mas conseguiu encaixar uma bela sequência de socos no segundo, nocauteando Eiji Mitsuoka e levando seus fãs ao delírio.
Card Principal: O card principal já começou com aquele que seria o nocaute da noite. Anthony Pettis deu show contra o perigoso Joe Lauzon, aplicando um belo nocaute com um chute alto na lateral da cabeça. Lutador de golpes bonitos e pouco ortodoxos, Pettis pediu para disputar o cinturão e deve ganhar uma chance em breve já que é sucesso junto ao público.
Na sequência do card tivemos duas lutas pouco empolgantes. Na primeira delas o bom lutador japonês Hatsu Hioki dominou o polonês Bart Palaszewski, mas perdeu várias oportunidades de finalizar a luta, vencendo por decisão unânime dos jurados. Outra luta bem fraca, e eu já esperava que fosse assim, foi entre o americano Jake Shields(um dos lutadores mais covardes do UFC) e Yoshiro Akiyama. Shields, como já é de costume, amarrou a luta o tempo todo e foi marcando seus pontos para ganhar a luta na decisão dos juízes. Essa categoria dos meio-médios sofre de uma séria carência de lutadores que empolguem a torcida, já que as principais estrelas Jake Shields, Jon Fitch, Carlos Condit e o próprio campeão Georges St-Pierre não tem demonstrado mais do uma estratégia de luta covarde para ganhar por pontos.
Continuando com as lutas, senti uma certa tristeza por Yushin Okami. Ele começou muito bem a luta e dominou os dois primeiros rounds com facilidade, mas no terceiro vacilou e foi nocauteado por uma sequência de gancho do fraco Tim Boestch, uma pena para o lutador da casa. Outro que decepcionou bastante foi Cheick Congo, completamente dominado pelo veterano gordinho Mark Hunt, que atropelou Congo com potentes socos, levando-o à nocaute.
Rampage x Bader
O co-main event da noite trouxe mais uma decepção aos japoneses. Ídolo no Japão por sua bem sucedida passagem pelo Pride, o meio-pesado Quinton "Rampage" Jacksson mostrou total desrespeito à suia história no país ao aparecer completamente fora de forma para luta(ficou 2kg acima do limite na pesagem oficial). Muito lento, Rampage foi presa fácil para Ryan Bader, que controlou a luta em pé e no chão e só teve a vitória ameaçada pelo único momento de lucidez de Rampage, quando aplicou um belo "pilão" em Bader que por milagre não teve nenhuma contusão mais séria ao bater com a cabeça e o braço no chão, ficando apenas atordoado e conseguindo resistir à investida de Rampage. No final, vitória por decisão unânime de Bader que volta a recuperar seu espaço entre os meio-pesados depois da surpreendente derrota para Tito Ortiz. Quanto à Rampage, parece que seu futuro é mesmo nos filmes de Hollywood, já que no UFC ele parece não ter mais motivação para continuar.
Edgar x Henderson
Na luta principal da noite, o campeão Frankie Edgar colocou seu cinturão em jogo contra o ex-campeão do WEC Ben Henderson. Apostando numa estratégia mais segura, para vencer por pontos, Edgar deixou Henderson tomar a iniciativa o tempo todo e partia pra cima sempre no minuto final dos rounds para conseguir algumas quedas e impressionar o juízes. No entanto sua estratégia foi por água abaixo pela precisão de Henderson, que no primeiro round acertou bons socos, machucando o olho esquerdo do campeão, e no segundo round teve seu momento decisivo: Edgar conseguiu uma queda no minuto final, mas quando foi pra cima, levou uma "pedalada" certeira nos rosto que abriu um corte enorme no nariz do campeão. Ben Henderson ainda tentou finalizar a luta após o lance, aproveitando que Edgar estava completamente atordoado, mas o gongo soou e salvou o lutador. Bastante machucado e bastante cansado, Frakie Edgar não conseguiu superar a diferença de altura e deixou que Henderson mantivesse distância e acertasse alguns golpes, suficientes para lhe dar a vitória por decisão unânime e o título dos pesos leves.
Esse UFC foi bem melhor que o 143, mesmo com a decepção por parte de alguns favoritos e a expectativa fica por conta do destino de alguns lutadores. Rampage deve mesmo se aposentar em breve. Frankie Edgar pediu a revanche contra Henderson, mas acredito que seu futuro seja mesmo na categoria dos penas, já que o próprio Dana White externou seu desejo de vê-lo lutando contra José Aldo pelo título da categoria, já que o brasileiro atualmente está sem adversários á altura na categoria. Quanto à Ben Henderson, fica a expectativa quanto a um possível duelo contra Anthony Pettis, no que seria uma revanche da luta épica pelo WEC, quando Pettis aplicou o cinematográfico chute pisando na grade e venceu Henderson na decisão dos juízes*. É esperar as cenas dos próximos capítulos desse esporte fantástico chamado MMA.
*luta entre Pettis e Henderson pelo WEC
Carlos "Mickey" Constancio

Nenhum comentário:
Postar um comentário